Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Plano B coloca Varoufakis na mira da justiça

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, também fica em maus lençóis. Varoufakis terá dito que foi Tsipras que lhe deu carta branca para avançar.

Plano B coloca Varoufakis na mira da justiça
Notícias ao Minuto

07:51 - 29/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Grécia

O ex-ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, continua a dar que falar. Depois de ter sido noticiado que teria contratado um amigo para invadir o sistema da autoridade tributária grega, para preparar um plano alternativo à permanência no euro, sabe o jornal Kathimerini que Varoufakis arrisca a ir a tribunal.

O plano B consistia em prender o governador do banco central, caso ele não quisesse cooperar, e ter um sistema financeiro paralelo que, em caso de colapso dos bancos, assegurasse que todos os pagamentos continuariam a ser realizados.

Quem revelou este plano foi o próprio ex-ministro a um grupo de investidores da City londrina, numa conversa que foi gravada e já publicada pelo organismo que gere as conference-calls, o Official Monetary and Financial Institutions Forum (OMFIF).

Nesta chamada Varoufakis falou ainda sobre o sistema tributário que era controlado pela troika, o que terá dificultado a invasão do software.

O antigo ministro desmentiu estas declarações, mas a chamada já veio a público pela OMFIF.

Agora, o Supremo Tribunal enviou duas queixas ao parlamento que foram interpostas pelo presidente da Câmara de Stylida e por um advogado, alegando que o responsável não agiu de forma a proteger a solvência do país.

Resta saber se a imunidade parlamentar de Varoufakis será levantada, isto enquanto a Procuradoria-Geral da República analisa as gravações para decidir se avança ou não com ações contra o ex-ministro.

Nesta história, o primeiro-ministro grego também sai afetado. Segundo as declarações de Varoufakis, Tsipras terá dado luz verde a este plano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório