Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Cerca de 2.000 migrantes ilegais tentaram entrar no Eurotúnel

Cerca de dois mil migrantes ilegais tentaram entrar hoje de madrugada no túnel sob o canal da Mancha, perto de Calais (norte de França), com o objetivo de chegar ao território britânico, indicou hoje o grupo Eurotúnel.

Cerca de 2.000 migrantes ilegais tentaram entrar no Eurotúnel
Notícias ao Minuto

18:45 - 28/07/15 por Lusa

Mundo França

"É a maior tentativa de incursão [de migrantes] do último mês e meio", afirmou em declarações à agência francesa AFP um porta-voz do grupo responsável pela gestão do túnel que liga o continente europeu ao Reino Unido.

A proximidade com o Reino Unido atrai anualmente para a localidade francesa de Calais muitos imigrantes que tentam atravessar de forma ilegal o Eurotúnel e chegar ao território britânico.

Algumas destas incursões acabam por ser mortais para os migrantes.

Os migrantes tentaram entrar nas instalações do túnel "entre a meia-noite e as seis da manhã", acrescentou o mesmo porta-voz.

"Todo o nosso pessoal de segurança, que são cerca de 200 elementos, bem como a polícia, foram chamados ao local", indicou o representante do Eurotúnel.

O incidente acabou por afetar os serviços do Eurotúnel, que registaram hoje atrasos, cerca de uma hora do lado britânico e cerca de 30 minutos do lado francês.

As autoridades locais não conseguiram informar se algum migrante ficou ferido.

Desde o início de junho, oito migrantes perderam a vida ao tentar entrar clandestinamente no túnel.

Segundo os últimos dados oficiais -- divulgados no início de julho -, cerca de três mil migrantes, a grande maioria oriundos de países como a Etiópia, Eritreia, Sudão ou Afeganistão, estão acampados na zona de Calais para tentar atravessar o túnel sob o canal da Mancha.

O grupo Eurotúnel pede um montante de cerca de 9,7 milhões de euros aos governos britânico e francês, de forma a compensar as perturbações provocadas pelos imigrantes ilegais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório