Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Estado Islâmico expulso de cidade do nordeste da Síria

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) foi expulso hoje da cidade síria de Hasakah, depois de mais de um mês de combates contra as forças curdas e o exército sírio, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Estado Islâmico expulso de cidade do nordeste da Síria
Notícias ao Minuto

14:09 - 28/07/15 por Lusa

Mundo Grupo

O EI lançou a 25 de junho uma ofensiva sobre a cidade, administrada em conjunto pelos curdos e pelo regime sírio, mas foi repelido pelas milícias curdas, que coordenadas com milícias assírias, com batalhões do regime e com a coligação liderada pelos Estados Unidos, cercaram as forças extremistas e repeliram as sucessivas ofensivas.

O grupo foi hoje "expulso de Zouhor, último bairro que controlava na cidade, e os seus combatentes foram repelidos na periferia sul da cidade", afirmou à agência France Presse (AFP) Rami Abdel Rahmane, diretor do Observatório Sírio, organização não-governamental baseada no Reino Unido.

Fontes oficiais curdas confirmaram a informação através das suas contas na rede social Twitter.

O EI perdeu 287 combatentes durante a ofensiva falhada, incluindo 26 "crianças-soldado", segundo o OSDH.

Ainda segundo o Observatório, o exército leal a Bashar al-Assad perdeu 120 soldados, e a milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG, masculina e YPJ, feminina) perdeu "dezenas de combatentes".

Hasakah, situada no nordeste da Síria, é uma cidade com grande importância estratégica, sendo capital da província com o mesmo nome.

Segundo estimativas do OSDH, entre março de 2011 e junho de 2015 a guerra civil na Síria causou a morte de cerca de 320.000 pessoas, incluindo 108.086 civis.

Entre as baixas civis, contam-se cerca de 11.500 crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório