Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

A engenheira que pôs Google em alvoroço à conta de salários

Erica Baker provou que a união faz a força, mesmo numa empresa como a Google.

A engenheira que pôs Google em alvoroço à conta de salários
Notícias ao Minuto

10:15 - 27/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Erica Baker

Tudo aconteceu num domingo mais calmo, quando a falta de trabalho gerou alguma conversa na rede social interna da empresa, entre funcionários, e essa conversa acabou por culminar nos salários que cada um auferia.

Foi nesse momento que Erica Baker, uma engenheira afro-americana da tecnológica, decidiu criar uma folha de cálculo e coloca-la na mesma rede. O documento era acessível por todos os funcionários, onde cada um, se quisesse, podia colocar quanto recebia de remuneração.

A iniciativa, como a própria descreve no Twitter, “pegou fogo” e, em pouco tempo, as chefias começaram a ser questionadas em relação às diferenças salariais.

A história chegou depois às redes sociais porque expôs uma realidade que pouca gente conhecia: as questões de diversidade e a falta de transparência, que depois resultavam em enormes disparidades salariais.

Erica acabou por ser chamada para uma reunião com a sua chefe, onde esta lhe disse que “a malta do topo” não estava satisfeita com aquilo e lhe perguntou se sabia o que lhe podia acontecer.

“Nada. É ilegal castigar funcionários por estes compararem salários”, respondeu Erica. A chefe nada fez, mas os seus bónus começaram a ser rejeitados.

Erica já não trabalha na Google, agora é colaboradora da Slack Technologies, mas antes de sair passou a tabela a um colega.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório