Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Schäuble promete empenhar-se numa solução para a crise grega

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, prometeu hoje aos deputados do parlamento alemão dedicar-se nas próximas semanas para que tenha "êxito" a "última tentativa" da Europa para solucionar a crise grega.

Schäuble promete empenhar-se numa solução para a crise grega
Notícias ao Minuto

12:05 - 17/07/15 por Lusa

Mundo Berlim

Schäuble tomou a palavra diante do parlamento (Bundestag) para pedir o voto favorável à abertura de negociações de um terceiro resgate para a Grécia, depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter apresentado o acordo alcançado na zona euro como a única solução possível.

"É a última tentativa e temos uma tarefa excecionalmente difícil pela frente", sublinhou o ministro das Finanças alemão, deixando claro que o voto do Bundestag é apenas o começo de um longo caminho.

O seu objetivo nas próximas semanas, assegurou Schäuble, é trabalhar "com todas as suas forças" para chegar a uma solução que possa apresentar a todos os cidadãos alemães e dizer que está "convencido que esta solução vai funcionar".

O ministro alemão voltou a deixar claro que o acordo para o terceiro resgate nunca incluirá um corte na dívida grega e, como esta opção está descartada, advertiu que a Grécia deverá comprometer-se a empreender reformas "ainda mais difíceis" do que as incluídas nos programas de resgate anteriores.

Schäuble considerou que não se pode dizer que o segundo programa de resgate foi um fracasso, como sustentam muitos analistas, e recordou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) reconheceu no outono, antes da chegada do Syriza (partido do primeiro-ministro Alexis Tsipras) ao poder, que os gregos já se encontravam num caminho adequado para a recuperação.

O objetivo de todos os membros da zona euro é que a Grécia recupere esse caminho e que seja capaz de voltar a financiar-se nos mercados cumprindo as normas da união monetária europeia, acrescentou o titular das Finanças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório