Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 30 mortos em três ataques do Boko Haram

Pelo menos 30 pessoas foram mortas na terça-feira em ataques realizados pelo grupo radical islâmico Boko Haram a três localidades no nordeste da Nigéria, informaram hoje responsáveis locais e habitantes.

Pelo menos 30 mortos em três ataques do Boko Haram
Notícias ao Minuto

17:50 - 15/07/15 por Lusa

Mundo Nigéria

Os três ataques foram realizados simultaneamente e, no mais mortífero, pelo menos 20 pessoas foram mortas na localidade de Ngamu, disse Mohamed Sando, deputado da região, à agência France Presse.

Oito outras pessoas foram abatidas em Garin-Giwa, aldeia situada na margem do lago Chade, segundo um responsável sindical e um miliciano.

Em Damasak, na fronteira com o Níger, foram mortas pelo menos cinco pessoas, indicou um habitante que contou os corpos.

Os combatentes extremistas do Boko Haram aumentaram o número de ataques no norte da Nigéria desde a subida ao poder a 29 de maio do presidente Muhammadu Buhari, que apresentou a luta contra aqueles radicais como uma prioridade do seu mandato.

Iniciada em 2009, a insurreição islamita e a sua repressão pelas forças nigerianas causaram mais de 15.000 mortos e mais de 1,5 milhões de deslocados.

O Boko Haram pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul de maioria cristã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório