Procurar

Pelo menos 30 mortos em três ataques do Boko Haram

Pelo menos 30 pessoas foram mortas na terça-feira em ataques realizados pelo grupo radical islâmico Boko Haram a três localidades no nordeste da Nigéria, informaram hoje responsáveis locais e habitantes.

Notícias ao Minuto
Lusa
15/07/2015 17:50 ‧ há 10 anos por Lusa

Os três ataques foram realizados simultaneamente e, no mais mortífero, pelo menos 20 pessoas foram mortas na localidade de Ngamu, disse Mohamed Sando, deputado da região, à agência France Presse.

Oito outras pessoas foram abatidas em Garin-Giwa, aldeia situada na margem do lago Chade, segundo um responsável sindical e um miliciano.

Em Damasak, na fronteira com o Níger, foram mortas pelo menos cinco pessoas, indicou um habitante que contou os corpos.

Os combatentes extremistas do Boko Haram aumentaram o número de ataques no norte da Nigéria desde a subida ao poder a 29 de maio do presidente Muhammadu Buhari, que apresentou a luta contra aqueles radicais como uma prioridade do seu mandato.

Iniciada em 2009, a insurreição islamita e a sua repressão pelas forças nigerianas causaram mais de 15.000 mortos e mais de 1,5 milhões de deslocados.

O Boko Haram pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul de maioria cristã.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10