Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Irão insta grandes potências a levantarem embargo às armas imposto pela ONU

O Irão instou hoje as grandes potências a levantarem um embargo à venda de armas ao país imposto pela ONU, descrevendo-o como um obstáculo a um acordo sobre o programa nuclear iraniano que se encontra nos ajustamentos finais.

Irão insta grandes potências a levantarem embargo às armas imposto pela ONU
Notícias ao Minuto

22:15 - 07/07/15 por Lusa

Mundo Vendas

O embargo à venda de armas não se revelou assim tão importante, uma vez que o Irão desenvolveu a sua própria indústria de armamento, mas as potências mundiais "devem alterar a sua abordagem em relação às sanções, se querem um acordo", declarou o negociador iraniano Abbas Araghchi à televisão estatal, acrescentando que o texto final e a maioria dos anexos estão "quase concluídos".

"As nações ocidentais devem preparar-se para desistir das sanções", sustentou Araghchi.

"A estrutura das sanções não pode ficar como está. Os países do Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU -- Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França -- e a Alemanha) devem mudar de opinião quanto às sanções, se quiserem chegar a acordo", acrescentou.

Responsáveis norte-americanos insistiram hoje, contudo, em que haverá "restrições continuadas ao armamento, bem como haverá restrições continuadas em relação aos mísseis" em qualquer acordo nuclear, que deverá ser aprovado por uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os negociadores estão já a redigir um projeto de resolução da ONU que incidirá também sobre matérias relacionadas com o dossier nuclear, como a proibição de comércio de armas e mísseis balísticos, revelou um alto responsável norte-americano.

Araghchi indicou que há apenas dois ou três pontos importantes a bloquear um acordo: "O texto principal do acordo está quase concluído, e restam apenas alguns pormenores por acertar, em relação aos quais os ministros precisam de tomar uma decisão política".

Quatro dos anexos, incluindo os que versam sobre sanções, cooperação nuclear e o programa nuclear iraniano estão praticamente completos, frisou.

Os ministros estão ainda a trabalhar no quinto anexo, elaborando um calendário para definir que ações precisam de ser efetuadas e quando, por ambas as partes.

O negociador iraniano repetiu ainda que a equipa de Teerão não está a trabalhar para cumprir qualquer prazo e está preparada para ficar em Viena mais alguns dias.

"Prolongar por vários meses é uma hipótese que já não está a ser considerada", rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório