Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Novo pedido de ajuda "irá ter em conta" preocupações dos credores

A Grécia vai apresentar na quarta-feira um novo pedido de ajuda financeira que "irá ter em conta" as preocupações dos credores internacionais, afirma fonte oficial do governo grego.

Novo pedido de ajuda "irá ter em conta" preocupações dos credores
Notícias ao Minuto

19:59 - 07/07/15 por Lusa

Mundo Grécia

"O governo grego vai apresentar [amanhã] na quarta-feira um documento de 'base comum' para um acordo sustentável, que terá em conta as propostas das instituições, os resultados do referendo e a posição comum dos partidos políticos gregos definida na segunda-feira", indicou a mesma fonte, citada pela agência France Presse.

O novo pedido -- que é visto como crucial para que a Grécia se mantenha na zona euro -- será apresentado ao Eurogrupo, uma vez que na reunião de hoje [do Eurogrupo] o novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos, não apresentou propostas concretas de reformas, tendo feito apenas uma apresentação geral das propostas helénicas, em troca de um terceiro resgate.

Numa curta declaração aos jornalistas após a reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que antecedeu a cimeira de emergência que está a decorrer em Bruxelas, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que está "iminente" esse pedido formal, que deverá acontecer na quarta-feira de manhã, adiantando que nesse caso se irá realizar no imediato uma reunião por teleconferência do Eurogrupo para examinar a proposta de Atenas.

O pedido de um novo resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) será dirigido ao Eurogrupo, sendo que cabe depois às instituições avaliar a "situação financeira da Grécia" e a "sustentabilidade da dívida".

Após essa avaliação mais técnica, explicou o também ministro das Finanças holandês, o assunto volta ao Eurogrupo para ser decidido se avançam, ou não, as negociações formais entre os credores e o Governo liderado por Alexis Tsipras.

Desde as 17:30 de Lisboa (18:30 em Bruxelas) que os chefes de Estado e de Governo da zona euro estão reunidos na capital belga para falar sobre o caminho a seguir em relação à Grécia após o claro 'Não' dos gregos no referendo de domingo às últimas propostas dos credores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório