Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Merkel e Hollande dizem que é necessária uma decisão nos próximos dias

A chanceler alemã e o Presidente francês disseram hoje que é preciso uma decisão sobre a Grécia nos próximos dias, concordando ainda que na Europa tem de haver solidariedade mas a par com responsabilidade nacional.

Merkel e Hollande dizem que é necessária uma decisão nos próximos dias
Notícias ao Minuto

17:49 - 07/07/15 por Lusa

Mundo Grécia

À chegada à cimeira de urgência da zona euro ao nível de chefes de Estado e de Governo, após o "não" dos gregos em referendo às propostas dos credores, o presidente de França, François Hollande, disse que as decisões para manter a Grécia na zona euro devem ser tomadas "no decorrer desta semana".

Hollande, que mantém que o objetivo é permanência da Grécia na zona euro, afirmou ainda que Atenas tem de apresentar propostas "credíveis" de reformas para poder ter acesso à "solidariedade" da Europa.

Também a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que há um sentido de urgência neste assunto: "Não estamos a falar de semanas, mas de poucos dias".

Ainda assim, admitiu, não haverá um acordo na cimeira desta noite em Bruxelas, capital da Bélgica.

Merkel considerou que "não há um caminho possível" de saída da crise grega sem que o Governo helénico realize as reformas necessárias e disse que "a solidariedade a nível europeu e a responsabilidade a nível nacional são ainda importantes".

Antes da cimeira, está a realizar-se um encontro entre o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a chanceler alemã e o Presidente francês.

Já hoje decorreu em Bruxelas uma reunião de ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que assinalou a estreia do novo ministro das Finanças grego, Euclides Tsakalotos (que substituiu Yanis Varoufakis).

Após esse encontro, o presidente do fórum, Jeroen Dijsselbloem indicou que está "iminente" a apresentação formal de um novo pedido de ajuda das autoridades gregas, que deverá ocorrer na quarta-feira de manhã.

Assim que chegue esse pedido de ajuda ao Mecanismo Europeu de Estabilidade, indicou Dijsselbloem, o Eurogrupo voltará a reunir-se, por teleconferência.

Fontes diplomáticas indicaram que também é provável a realização de uma nova cimeira da zona euro nos próximos dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório