Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Franceses são agora a favor da saída da Grécia da zona euro

O povo francês é maioritariamente a favor da saída da Grécia da zona euro, após os resultados do referendo grego de domingo passado, revela uma sondagem publicada hoje pelo jornal 'Le Parisien'.

Franceses são agora a favor da saída da Grécia da zona euro
Notícias ao Minuto

11:17 - 07/07/15 por Lusa

Mundo Sondagens

A sondagem, realizada pelo Instituto Odoxa, indica que, após os gregos terem dito 'Não' às propostas dos credores e à austeridade, os franceses alteraram a sua opinião quanto à saída da Grécia da zona euro.

Os resultados mostram que 50% dos inquiridos são a favor de que a Grécia abandone o euro, contra 49% que defendem a sua continuação na moeda única.

Estas percentagens contrastam com os resultados obtidos num outro inquérito, realizado a 07 de junho passado, onde a maioria dos inquiridos, 57%, era favorável da continuação da Grécia na zona euro, em contraste com os 39% que apoiaram a sua exclusão.

Em termos partidários, a opção da Grécia abandonar o euro é maioritariamente defendida pelos franceses que apoiam os partidos de direita (62%), enquanto que esta opção é defendida por 32% dos apoiantes dos partidos de esquerda, representando uma minoria.

Quando questionados sobre "o que fazer para resolver o problema da dívida grega", 70% admitiu cenários de remissão, sendo que 15% destes recusaram a alteração das obrigações existentes e 55% aceitaram uma extensão de reembolso.

Estes 70% contrastam com os 22% dos inquiridos que estariam dispostos a cancelar parcialmente a dívida e com os 7% que a cancelariam tolalmente.

Relativamente à hipótese de a França abandonar o euro, 67% foi contra e 32% a favor.

A percentagem de franceses a favor do país abandonar o euro cresceu 4% desde setembro de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório