Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rajoy favorável a ajuda europeia à Grécia mas "com responsabilidade"

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, mostrou-se hoje favorável a uma ajuda europeia à Grécia, mas "com responsabilidade" e reformas por parte do executivo de Atenas, no dia seguinte à vitória do "Não" no referendo.

Rajoy favorável a ajuda europeia à Grécia mas "com responsabilidade"
Notícias ao Minuto

21:05 - 06/07/15 por Lusa

Mundo Espanha

"O que interessa é que a Grécia saiba que nós estamos dispostos a ajudá-la (...) mas em troca é preciso que o país faça as reformas necessárias ao crescimento e à criação de emprego. Solidariedade, sim, mas ela deve ser acompanhada de responsabilidade", disse o primeiro-ministro conservador espanhol.

Os gregos rejeitaram no domingo, em referendo, por ampla maioria (61,34 por cento) as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro. Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e no final do dia realizou-se um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual. Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório