Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Acordo "entre guerrilheiros e exército convencional não será fácil"

Vitória do 'não' surpreendeu Marcelo Rebelo de Sousa.

Acordo "entre guerrilheiros e exército convencional não será fácil"
Notícias ao Minuto

21:16 - 05/07/15 por Andrea Pinto

Mundo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou esta noite, no seu espaço de comentário semanal na TVI, que a vitória do ‘não’ no referendo grego foi uma surpresa. Agora, a negociação não será fácil pois colocará frente-a-frente guerrilheiros e um exército convencional.

“Foi uma surpresa. Estava convencido de que o ‘sim’ iria ganhar tangencialmente”, começou por afirmar o professor, explicando o porquê deste resultado.

“A campanha eleitoral foi muito curta, concentrada e completamente liderada em termos de mensagem pelo Syriza. Praticamente não se ouviu uma presença nem uma mensagem muito forte dos defensores do ‘sim’”, disse, lembrando que o partido de Alexis Tsipras teve a capacidade de “apelar ao orgulho ferido dos gregos” ao lembrar-lhes que o ‘não’ não significava que “não havia flexibilidade para negociar”.

“O povo grego não tinha nada a perder. Quando não se tem nada a perder então o apelo de soluções radicais leva a um resultado deste”, disse, lembrando que o “patriotismo” venceu.

E agora?

“É uma grande vitória política do governo mas a situação financeira não pode ser pior. Os bancos estão falidos”, lembrou, referindo que do outro aldo, dos credores, a situação é inversa. As negociações, por isso, podem ser complicadas.

“Isto abre caminho para um acordo que não é fácil. De um lado estão guerrilheiros e de outro um exército convencional”, disse, referindo que “a Europa é uma estrutura pesada com muitas cabeças” e que tem “dificuldade num território minado lidar com guerrilheiros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório