Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Já encerraram as urnas na Grécia. Projeções dão vitória tímida ao 'não'

Às 19h locais (17h em Lisboa), encerraram as urnas na Grécia. Os resultados finais deverão ser conhecidos em duas horas.

Já encerraram as urnas na Grécia. Projeções dão vitória tímida ao 'não'
Notícias ao Minuto

17:01 - 05/07/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Referendo

A primeiro projeção, da Reuters, indica uma vitória do 'não' com 52% dos votos.

As primeiras projeções divulgadas pelas televisões gregas após o fecho das urnas para o referendo de hoje apontam para uma vitória do "não" por escassa margem.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma primeira projeção, do instituto Metron, atribui 49% dos votos ao "não" e 46% ao "Sim".

Outra, do instituto GPO, dá 46% a 51% ao "não" e 46,5% a 50,5% ao "sim". Uma terceira, da Mark, atribui 49% a 54% ao "não" e 45% a 50,5% ao "sim". A quarta, do instituto MRB, dá 49% a 54% ao "não" e 46% a 51% ao "sim".

Estas projeções foram realizadas a partir de entrevistas telefónicas feitas ao longo do dia de hoje.

Segundo a agência de notícias grega AMNA, a participação eleitoral foi de cerca de 65%, sensivelmente a mesma registada nas eleições legislativas de janeiro.

Cerca de 10 milhões de eleitores foram chamados a votar hoje em referendo sobre se aceitam ou não as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira à Grécia.

A imprensa grega diz que participação eleitoral ultrapassou os 40%, margem mínima para o referendo ser considerado válido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório