Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Banco Mundial suprime passagem crítica de relatório sobre economia da China

O Banco Mundial suprimiu uma passagem crítica de um relatório sobre a economia da China, recentemente divulgado, afirmando que não tinha sido revista adequadamente.

Banco Mundial suprime passagem crítica de relatório sobre economia da China
Notícias ao Minuto

09:18 - 05/07/15 por Lusa

Mundo Casos

A instituição, com sede em Washington, publicou na quarta-feira um relatório sobre a economia chinesa, que incluía uma secção em que instava Pequim a acelerar a reforma do setor financeiro. Numa linguagem direta, o Banco Mundial advertia que "três décadas de um desempenho meteórico" podem chegar ao fim, caso a omnipresença do Estado chinês no setor financeiro não seja reduzida.

Neste sentido, recomendou à China que corrigisse nomeadamente "o desperdício de certos investimentos, os casos de sobre-endividamento e um sistema de financiamento opaco fracamente regulado", para que a ampla agenda de reformas seja bem-sucedida.

Contudo, dois dias depois, na sexta-feira, publicou uma correção relativa ao documento, no seu portal, dando conta de que uma parte tinha sido retirada.

"O parágrafo três sobre o setor financeiro, anteriormente incluído neste relatório, foi removido porque não foi submetido aos procedimentos habituais de verificação e validação do Banco Mundial", justificou.

Esta secção também notava que o Estado chinês exerce um forte controlo sobre a maioria dos ativos dos bancos comerciais, "tornando-o uma exceção à luz dos padrões internacionais".

Em alguns casos, realçou o BM, as autoridades eram simultaneamente proprietários, reguladores e clientes de bancos.

"A reforma financeira só vai ser eficaz se remover os incentivos distorcidos e as fracas estruturas governativas que têm afetado a forma como os recursos financeiros são mobilizados e alocados", observou a instituição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório