Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ilusão ótica? Experimente este desafio

Lembra-se do desafio do vestido? Este é um novo projeto, mas baseado numa experiência científica.

Ilusão ótica? Experimente este desafio
Notícias ao Minuto

14:08 - 02/07/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Projeto

Uma experiência ótica voltou a inundar as redes sociais. Desta vez, a questão reside sobre uma fotografia a negativo de uma mulher. A imagem está dividida em dois quadrados. De um lado está a fotografia a negativo, do outro está um quadrado branco.

O jogo consiste em ficar a olhar fixamente para o ponto branco que se encontra no nariz da mulher durante 15 segundos. De seguida, deve olhar de imediato para a zona em branco. O que aparece? Para surpresa de muitos, surge a sombra de uma mulher morena.

Este truque está baseado num princípio científico, explica o Daily Mail. Trata-se de ilusão ótica. A explicação prende-se com as chamadas células ganglionares, um tipo de neurónio que se encontra na retina. Estas levam a que o cérebro perceba o que o rodeia mediante a identificação de cores primárias.

“Esta informação é transmitida da parte posterior do olho até ao cérebro através de três canais neurais. O primeiro é o canal das cores branco, preto e cinza. O segundo é o colorido vermelho e verde, finalmente, o terceiro com as cores amarelo e azul”, explica o médico Juno Kim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório