Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Coreia do Norte inaugura terminal do aeroporto para voos internacionais

A Coreia do Norte inaugurou, esta quarta-feira, um terminal do aeroporto de Pyongyang para voos internacionais, como parte das tentativas de modernização e de impulsionar o turismo do regime de Kim Jong-un, foi hoje anunciado.

Coreia do Norte inaugura terminal do aeroporto para voos internacionais
Notícias ao Minuto

06:25 - 02/07/15 por Lusa

Mundo Pyongyang

Fotografias divulgadas pelos 'media' estatais mostram um terminal, de dois pisos, com um design moderno, amplas salas de espera e lojas 'duty free'.

A área da nova infraestrutura é seis vezes maior do que a do anterior terminal, onde operavam até todos os voos com partida ou chegada de Pyongyang e que agora fica apenas com os voos domésticos, detalha a agência noticiosa estatal KCNA.

Contudo, não é esperado, pelo menos para já, um intenso tráfego de passageiros no novo terminal, já que as rotas que ligam a Coreia do Norte ao exterior são operadas por apenas duas companhias aéreas (a norte-coreana Air Koryo e a Air China).

Estas oferecem cerca de uma dezena de voos semanais para de e para a China, e de e para a Rússia.

O novo terminal do aeroporto de Pyongyang figura como uma das obras mais representativas impulsionadas pelo jovem Kim Jong-un desde que chegou ao poder, em dezembro de 2011, após a morte do seu pai, Kim Jong-il.

O líder norte-coreano delineou vários projetos aparentemente destinados a atrair visitantes estrangeiros para impulsionar a débil economia, incluindo uma grande estância de ski, no sudeste do país.

Apesar disso, o turismo na Coreia do Norte continua a estar fortemente restringido. Qualquer visitante precisa de tramitar um visto especial e integrar grupos organizados por parte de um escasso número de agências de viagens que beneficiam da confiança de Pyongyang.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório