Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Milhares de pessoas afetadas pelo mau tempo na Venezuela

Milhares de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que desde há vários dias caem sobre os estados venezuelanos de Apure, Táchira e Barinas, onde moram muitos emigrantes portugueses, embora não haja ainda confirmação de que tenham sido afetados.

Milhares de pessoas afetadas pelo mau tempo na Venezuela
Notícias ao Minuto

21:45 - 01/07/15 por Lusa

Mundo Chuva

Segundo os serviços de Proteção Civil do Estado de Apure, pelo menos cinco mil pessoas viram as suas casas inundadas devido a cheias nos rios Sarara e Arauca, na localidade de Guasdualito.

Nesse mesmo estado, várias localidades estão debaixo de chuva intensa que dificulta os trabalhos de socorro.

As autoridades estão a apelar à população para disponibilizar água, medicamentos para crianças, botas de borracha, alimentos não perecíveis e colchões.

Segundo o vice-ministro de Gestão de Risco e Proteção Civil, William Martínez, várias pessoas foram detidas em Apure por sabotarem "sacos" de contenção colocados em algumas barragens.

No Estado de Táchira, a presidente da Câmara Municipal de San Cristóbal, Patrícia Gutierres de Ceballos, instou as autoridades estaduais e nacionais a decretarem o estado de emergência, porque existem quase 2.500 famílias completamente isoladas devido a deslizamentos de terras nas estradas.

Segundo a autarca, as chuvas que desde há 24 dias caem sobre a região afetam 14 municípios.

O mau tempo afeta ainda várias regiões do Estado de Barinas.

As autoridades venezuelanas preveem enviar na quinta-feira um helicóptero do Exército com medicamentos e alimentos de primeira necessidade para atender às regiões mais afetadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório