Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Grécia: Imprensa espanhola destaca em manchete a evolução da crise

O pedido de um terceiro resgate por parte da Grécia, recusado pelos líderes europeus, domina as manchetes da imprensa espanhola, e com o jornal de direia La Razon a fazer uma ligação direta da crise grega ao partido Podemos.

Grécia: Imprensa espanhola destaca em manchete a evolução da crise
Notícias ao Minuto

11:25 - 01/07/15 por Lusa

Mundo Resgate

O La Razón puxa para capa que a "Europa recusa um terceiro resgate à Grécia, que não cumpriu o último pagamento ao FMI". O jornal, considerado alinhado à "direita", acrescenta que nas negociações "in extremis", o "Eurogrupo rejeitou a nova proposta de Tsipras, que pedia 29,1 mil milhões de euros e que se deixasse de fora o FMI".

O matutino, que compara a Grécia ao Sudão e ao Zimbabué (países que também não pagam aos seus credores) coloca em capa uma foto do "número 2" do Podemos, Íñigo Errejón, e destaca em editorial que "O contágio grego é o Podemos".

"As reformas levadas a cabo pelo governo de Rajoy e os sacrifícios dos espanhóis permitem-nos hoje enfrentar a crise grega sem grandes problemas para a economia. Mas o contágio político pode chegar se o Podemos entra na Moncloa [sede do Governo espanhol] e põe em marcha as políticas do [primeiro-ministro grego, Alexis] Tsipras, a quem apoiou em campanha", escreve o La Razón.

O jornal de El País (associado à esquerda) escreve que a "Europa recusa falar com a Grécia sob ameaça de um referendo" e acrescenta que as opções de Tsipras são uma "consulta com o risco de sair do euro" ou "regressar ao diálogo". Na foto de capa, o jornal coloca uma imagem dos milhares de gregos que na terça-feira se manifestaram em Atenas a favor do "sim" a um acordo com a Europa.

O ABC, também de direita, mostra em toda a largura de capa uma foto de uma corda azul e branca (as cores da Grécia) prestes a partir e titula que a "Grécia fica sem aval", na "lista do FMI de devederores em mora" e acrescenta que "Tsipras esgota a paciência e os prazos do Eurogrupo".

O El Mundo salienta que a "Europa rejeita outro resgate e ameaça mais ajustes", sublinhando que os líderes europeus não vão negociar com Tsipras nem um novo plano de ajuda nem a reestruturação da dívida.

Já o jornal catalão La Vanguardia, de Barcelona, realça que "Tsipras tenta reabrir a negociação do resgate", mas recorda que o Eurogrupo rejeitou este pedido e que o Governo grego está a debater uma possível anulação do referendo.

O Correo, do País Basco, também puxa o tema para principal destaque de capa, titulando "A Eurozona bate outra vez com a porta a Tsipras e recusa negociar agora um terceiro resgate". O jornal basco adianta que o governo grego recorrerá ao tribunal da União Europeia caso os outros países procurem expulsar a Grécia do euro.

O "Diario Vasco" diz que a "Grécia roça a bancarrota ao ver rejeitada pela UE a sua exigência de um terceiro resgate".

Os galegos da "La Voz de Galicia" escreve apenas que a "Grécia não paga e fica à deriva".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório