Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Departamento de Estado publica milhares de emails de Hillary Clinton

O Departamento de Estado norte-americano divulgou, na noite de terça-feira, quase 2.000 'e-mails' de Hillary Clinton do tempo em que era chefe da diplomacia dos Estados Unidos, cumprindo ordens de juiz federal.

Departamento de Estado publica milhares de emails de Hillary Clinton
Notícias ao Minuto

05:56 - 01/07/15 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O Departamento de Estado disponibilizou, através do seu portal na Internet, pouco antes das 21:00 (02:00 em Lisboa), correspondência eletrónica de Hillary Clinton, que tem sido motivo de discussão desde que a aspirante à presidência dos Estados Unidos admitiu, em março, ter utilizado uma conta privada para tratar de assuntos de interesse nacional enquanto desempenhou o cargo de secretária de Estado, entre 2009 e 2013.

Os rivais republicanos acusam Hillary Clinton, candidata às presidenciais de 2016, de ter utilizado uma conta privada de 'e-mail' para manter a correspondência fora dos registos oficiais.

Na réplica, a antiga chefe da diplomacia norte-americana argumentou que no final de 2014 enviou 55 mil páginas impressas, correspondentes a 30 mil mensagens, a agentes da administração que vão arquivar a informação e disponibilizá-la ao público, como requerido por lei.

O Departamento de Estado divulgou cerca de 3.000 páginas, as quais contém mais de 1.900 'e-mails', valor que corresponde a 7% do total dos conteúdos a publicar segundo a decisão judicial, indicou o porta-voz do Departamento de Estado John Kirby.

Até 31 de outubro metade dos 'e-mails' devem ser divulgados, sendo que a totalidade do arquivo, após a devida triagem, deve estar disponível até 20 de janeiro.

O processo afigura-se complicado, na medida em que as autoridades têm de passar a pente fino cada documento e ter em conta dados sensíveis.

Esta 'tranche' de 'e-mails' diz sobretudo respeito a correspondência datada de 2009.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório