Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Vice-presidente da Comissão quer casamento gay na UE

Um dos responsáveis pela Comissão Europeia tem defendido publicamente o amor e casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Vice-presidente da Comissão quer casamento gay na UE
Notícias ao Minuto

08:27 - 30/06/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Frans Timmermans

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, defendeu o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo em toda a União Europeia (UE), na gala da ILGA-Europa (associação de defesa dos direitos dos homossexuais, bissexuais e transgéneros).

“A Comissão deve avançar e tentar que todos os Estados membros da UE aceitem sem reservas o casamento entre pessoas do mesmo sexo como os outros casamentos”, afirmou o holandês, perante uma plateia de pessoas que pretende que esta decisão seja tomada em breve.

O responsável europeu já tinha dado a sua opinião sobre o casamento homossexual nas suas páginas oficiais do Twitter e Facebook. "Se alguém no Vaticano chama o resultado do referendo na Irlanda (...) 'uma derrota para a humanidade', é algo que não consigo compreender. Para mim, o amor é sinal de humanidade - um triunfo para a humanidade", partilhou o vice-presidente da Comissão Europeia.

Em declarações ao Diário de Notícias, Isabel Advirta, presidente da ILGA-Portugal, acredita que esta é “uma forma de defender os valores de base em que a própria União Europeia foi construída”. A portuguesa afirma ainda que o “grupo de países que reconhece esses direitos pode puxar pelos que ainda não os reconhecem”.

A representante nacional na ILGA-Europa acrescenta que “declarações públicas como esta [de Frans Timmermans] são fundamentais” e mostra que a União Europeia serve para muito mais do que questões económicas.

A associação acredita que as palavras dos responsáveis europeus podem simplificar um “reconhecimento mútuo”, facilitando que quem case num país onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal possa ver os seus direitos reconhecidos em qualquer país da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório