Pelo menos 13 ativistas detidos em Luanda por ameaça ao país

Pelo menos 13 jovens ativistas foram detidos no sábado pela polícia angolana, suspeitos de prepararem "atos tendentes a alterar a ordem e a segurança pública" do país, informou o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Negócios na Feira Internacional de Luanda devem ultrapassar este ano os quase 20ME de 2012

© Lusa

Lusa
21/06/2015 11:12 ‧ 21/06/2015 por Lusa

Mundo

Segurança

Em comunicado, esta unidade de investigação sob tutela direta do Ministério do Interior informa que as detenções, em "flagrante delito" e sob mandato, aconteceram em Luanda e resultaram de "várias diligências", tendo sido apreendidos vários meios de prova.

A informação do SIC dá conta de 13 cidadãos nacionais detidos, no entanto, em comunicado, a Fundação Open Society, de Luanda, refere a detenção de 16 jovens angolanos associados ao Movimento Revolucionário, conhecido por organizar várias manifestações - sempre frustradas pela polícia - na capital angolana, contra o Governo liderado por José Eduardo dos Santos, desde 2012.

"Segundo se sabe, nas últimas semanas, os jovens têm participado de encontros denominados 'Filosofia da Revolução Pacifica'", refere a Fundação Open Society.

Um dos elementos deste Movimento Revolucionário disse à Lusa que alguns destes jovens foram surpreendidos pela polícia no bairro Vila Alice, em Luanda, quando participavam em mais um destes encontros de ativismo político.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas