Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

O ócio melhora, mesmo, a criatividade?

Vários estudos neurocientíficos têm demonstrado que os momentos de lazer e de descanso são importantes para a criatividade e a solução de vários problemas. Mas, isso não quer dizer que deve passar o seu tempo sem fazer nada para ser um profissional talentoso.

O ócio melhora, mesmo, a criatividade?
Notícias ao Minuto

07:56 - 17/06/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Trabalho

"O ócio é apenas um terreno, um espaço fundamental para que o novo surja, e não a solução em si; é preciso exercitar a vontade para que o novo surja", avisa o neurocirurgião Ricardo de Almeida Leme, chefe de neurocirurgia pediátrica no Hospital Infantil Sabará e autor do livro "Saúde é Consciência - Medicina da Saúde x Medicina da Doença"(Ed. Saraiva), ao UOL.

Os momentos de lazer e para relaxar são “benéficos para o cérebro” porque ativam “as áreas corticais e do sistema límbico que estão associadas ao prazer e recompensa”

Num artigo recente, publicado no jornal Perspectives on Psychological Science, a psicóloga e educadora Mary Helen Immordino-Yang, da Universidade do Sul da Califórnia, explica que uma série de estudos a ressonâncias magnéticas cerebrais têm mostrado como é que o chamado "modo padrão" (ativado quando se está a descansar e a atenção deixa de estar focada no mundo externo) é essencial para a realização de processos mentais como imaginar o futuro, recuperar memórias e sentir emoções. Que, como destaca o UOL, são ingredientes fundamentais para a solução problemas.

Ricardo de Almeida Leme sugere ainda que o tempo livre é importante e necessário para que as pessoas possam dar sentido e significado à sua vida.

Mas ócio não significa ‘não fazer nada’: Deve praticar o ócio criativo. Que, no fundo, é trabalhar, divertir-se e aprender ao mesmo tempo.

"Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está a trabalhar ou a divertir-se. Ele acredita que está sempre a fazer as duas coisas ao mesmo tempo" , descreve o sociólogo italiano Domenico de Masi, num trecho do seu livro e que é muito usado por especialistas em coaching.

Ficar a navegar na internet também não conta: Vários especialistas defendem que o descanso é muito importante e que passar horas na internet não é considerado ‘descanso’. Até porque, como defende Mary Helen Immordino-Yang, estar na internet ‘a descansar’ prejudica a dispersão natural do cérebro. Opte por atividades como meditação, exercício físico ou uma sesta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório