Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Truques para deixar (de vez) de consumir açúcar

O consumo diário de açúcar está muito acima do recomendado, cerca de três vezes mais segundo a Associação Americana do Coração.

Truques para deixar (de vez) de consumir açúcar
Notícias ao Minuto

22:13 - 08/06/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Diabetes, problemas cardiovasculares, excesso de peso, gordura acumulada. São estes apenas alguns dos problemas causados pelo consumo excessivo de açúcar.

Seja sob a sua forma mais natural, seja escondido e camuflado em grande parte dos alimentos diariamente ingeridos, o açúcar é o ‘veneno’ da atualidade e torna-se cada vez mais prioritário regular ou até mesmo banir o consumo.

A revista Health revela alguns truques básicos para que o corpo comece a desabituar-se da necessidade de açúcar, situação que, a longo prazo, poderá resultar num consumo mais reduzido ou quase nulo.

Açúcar branco (ou refinado) e adoçante (ou outro tipo de açúcar artificial) são os primeiros nomes a eliminar da lista de compras. Em alternativa, existe o açúcar mascavado, o agave, o mel, o açúcar de coco ou a stevia, contudo, todos requerem um consumo moderado pois, a final de contas, são igualmente açúcar. O mesmo acontece com os refrigerantes e sumos: sejam naturais, normais ou light, todos devem ser evitados pois contêm altas doses de açúcar – seja no estado natural ou sob químicos e de forma adicionada.

Mesmo que o objetivo seja deixar de consumir açúcar o quanto antes, o corte neste alimento nunca deve ser radical, sob a pena do corpo reagir negativamente à sua falta, situação que pode causar náuseas, dores de cabeça, ansiedade e fome ‘artificial’. Assim sendo, não deixe de açucarar o café, mas faça-o com menos quantidades, como não deve também deixar de vez de comer bolos, bolachas e doces. Estes novos hábitos devem ser feitos de forma gradual e ponderada, diz a Health.

Além de evitar comer em restaurantes pizas e massas com molhos (duas refeições que, sozinhas, conseguem bater os níveis de açúcar de um bolo qualquer), deve reduzir o tamanho do açucareiro que tem na mesa do pequeno-almoço. Se a quantidade existente no recipiente for pequena, a quantidade a usar tende a ser igualmente pequena.

Uma outra forma de acabar de vez com o consumo de açúcar é criar pontos estratégicos em casa para colocar os alimentos ‘proibidos’. Por exemplo, os chocolates, bolos e pudins (enquanto ainda fizerem parte da lista de compras) devem ser colocados no fundo do frigorífico e, de preferência, tapados por outros alimentos e mais saudáveis. Quanto às bolachas, batatas fritas e molhos para massa enfrascados, esses devem ficar nos armários mais altos da cozinha e também encobertos por outros alimentos. O objetivo é que caiam no esquecimento e que deixem de ser as primeiras opções para as refeições ou snaks.

Descobrir novos alimentos é sempre uma boa forma de escapar aos produtos processados e ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas. Experimentar novas frutas, conjuga-las com iogurtes baixos em matéria gorda ou até mesmo criar os próprios bolos saudáveis são formas de deixar de usar o açúcar refinado ou os alimentos menos saudáveis.

E encontrar novas formas de adoçar é também importante para evitar o açúcar. A canela e a essência de baunilha assumem-se como as escolhas mais acertadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório