Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ucrânia acusa separatistas de lançarem "importante ofensiva"

Os separatistas pró-russos lançaram hoje uma "importante ofensiva" contra posições do exército ucraniano na zona de Marinka, no leste da Ucrânia, apesar da trégua em vigor, segundo um comunicado do Estado-Maior do Exército.

Ucrânia acusa separatistas de lançarem "importante ofensiva"
Notícias ao Minuto

16:36 - 03/06/15 por Lusa

Mundo Leste

"Cerca das 04:00, os terroristas russos, em violação dos acordos de Minsk, lançaram uma importante ofensiva contra as posições ucranianas (...). Na direção de Marinka, o inimigo enviou mais de 10 blindados e até 1.000 homens", lê-se no texto.

Marinka fica a duas dezenas de quilómetros do centro de Donetsk, principal bastião dos separatistas.

O porta-voz militar ucraniano Andri Lisenko recusou contudo falar de uma grande ofensiva: "É uma tentativa de progredir, mas o ataque ocorre numa pequena parte da frente, por isso não podemos falar de uma ofensiva de grande envergadura", disse, numa conferência de imprensa.

As autoridades separatistas, por seu lado, negaram o lançamento de uma ofensiva, confirmando unicamente que há combates em curso perto de Marinka.

No seu comunicado, o Estado-Maior do Exército indica que as forças ucranianas repeliram o ataque levando para a frente de combate artilharia pesada que tinha sido retirada "em conformidade com os acordos de Minsk".

Os segundos acordos de Minsk, concluídos em fevereiro, instauraram o cessar-fogo em vigor e estipularam que todas as armas de calibre superior a 100 milímetros tinham de ser retiradas da linha da frente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório