Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Violência policial a jovens marca dia de protestos no Brasil

Os protestos aconteceram um pouco por todos os estados brasileiros.

Notícias ao Minuto

23:48 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sindicatos

A violência policial tem estado no centro das atenções em Portugal, contudo um vídeo divulgado esta sexta-feira, mostra a abordagem violenta da Polícia Militar brasileira contra jovens manifestantes..

As imagens gravadas pelo sindicato e divulgadas pelo G1 mostram a detenção de um estudante e a tentativa de recuperação de uma mala que estava na posse do agente. No momento em que os jovens se aproximam do polícia, ele atinge-os com gás pimenta no rosto, faz-lhe uma rasteira e manda um soco a uma das pessoas, atirando-a ao chão.

O acidente ocorreu em São Paulo, mas o dia de greve contra o ajustamento fiscal e o projeto que permite o aumento da subcontratação de trabalhadores decorreu hoje nos 26 estados brasileiros com muitas manifestações e alguns bloqueios de estradas.

Houve bloqueios em avenidas e estradas e concentrações de profissionais de categorias como a dos bancários, professores, metalúrgicos, condutores de motocicletas, autocarros e comboios, segundo noticiou a imprensa brasileira.

Os atos foram pacíficos, mas houve pelo menos este confronto entre polícias e manifestantes nas proximidades da Universidade de São Paulo. Pelo menos cinco manifestantes ficaram feridos e um foi detido.

Esta foi a segunda vez que as centrais sindicais brasileiras protestaram contra a chamada lei da "terceirização", que permite o 'outsourcing', ou subcontratação, de trabalhadores para todas as áreas das empresas privadas.

O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas terá ainda de ser votado pelo Senado brasileiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório