Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Problemas crónicos por tatuagens são cada vez mais frequentes

Uma em cada dez pessoas apresenta problemas com tatuagens, mas os dermatologistas acreditam que o número vai continuar a crescer.

Notícias ao Minuto

17:25 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reação

Reações alérgicas, coceira, vermelhão, inchaço. Estes são alguns dos problemas que as tatuagens podem causar à pele. Embora a maioria se manifeste durante curtos espaços de tempo, existem cada vez mais casos em que as reações se arrastam durante anos, dando origem a outro tipo de problemas de saúde.

Conta o site Live Science, que uma em cada dez pessoas apresenta problemas com tatuagens, mas que este número, segundo as previsões do dermatologistas, pode continuar a aumentar.

Um estudo publicado na mais recente edição da revista Contact Dermatitis dá conta de alguns casos em que as marcas da tatuagem vão muito além do desenho feito com a tinta.

Depois de se ter deparado com relatos por parte dos colegas que comentavam um aumento significativo de pacientes queixosos devido a tatuagens, a médica dermatologista da Universidade de Nova Iorque, Marie Leger, decidiu descobrir a causa deste novo ‘surto’.

Aleatoriamente, foram escolhidas 300 pessoas tatuadas para uma análise. Cerca de 10% disse ter tido algum tipo de complicação, mas que o problema passou num curto espaço de tempo. Contudo, seis em cada dez tatuados mostraram problemas crónicos mas a grande maioria não procurou ajuda médica.

Para Leger, a causa pode estar no tipo de tinta que é usado. Em alguns salões, especialmente nos que praticam preços mais reduzidos, é possível que a tinta não seja pura e que contenha algum tipo de químico ou aditivo (como é o caso dos compostos de nitrogénio) que, depois de estar em contacto com determinados tipos de pele, dá origem a reações alérgicas.

A médica especialista alerta para o facto de qualquer pessoa poder reagir negativamente a uma tatuagem e que, por isso, antes de o fazer deve aconselhar-se com um médico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório