Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

O que anda a 'matar' os espermatozoides?

Uma infografia revela as principais causas de infertilidade nos homens. Radiação, drogas, stress e peso a mais estão no top das causas de uma diminuição de espermatozoides.

O que anda a 'matar' os espermatozoides?
Notícias ao Minuto

08:20 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fertilidade

Mais de um quinto dos homens jovens tem um baixo número de espermatozoides. Têm menos de 15 milhões de espermatozoides por mililitro de sémen.

O Daily Mail alerta que um em cada seis casais, atualmente, tem dificuldades em engravidar, e o baixo número e a baixa motilidade de espermatozoides é a causa de cerca de 20% desses casos.

A nova infografia realizada pelo site Superdrug, baseada em vários estudos médicos, revela agora o que deve evitar para manter os seus espermatozoides. Além disso, esta infografia separa as verdades dos mitos associados à saúde dos espermatozoides. Porque, explica, qualquer homem que tenha interesse em melhorar os seus espermatozoides consegue encontrar as mais variadas (e algumas absurdas) informações.

O que é que as pessoas pensam que ‘mata’ os espermatozoides? Quando está a tentar ter filhos, como explica o Superdrug, provavelmente vai receber conselhos dos seus amigos e família. Entre as indicações estão: parar de beber refrigerantes, usar boxers, fazer sexo a mais ou a menos.

Este site desenvolveu um questionário com mais de mil participantes que disseram como consideravam que cada fator afetava a contagem de espermatozoides. Numa escala de “nada mesmo” a “bastante”. No top 5 estão: radiação, drogas, stress, peso a mais e cigarros.

O que é que realmente afeta a quantidade de espermatozoides? Algumas teorias são verdadeiros mitos. Beber refrigerantes ou fazer sexo não têm qualquer efeito negativo no número de espermatozoides. Mas estes são fatores que interferem:

1. Usar calças ou roupa interior apertada, por causa do ‘sobreaquecimento’ que causam, pode matar muitos espermatozoides.

2. O peso, tanto os homens com peso acima do normal como os com peso abaixo produzem menos espermatozoides.

3. A exposição ao químico Bisfenol A (BPA), que está muitas vezes presente em embalagens e garrafas de plástico, pode reduzir a motilidade dos espermatozoides.

4. Beber e fumar também diminui a concentração de espermatozoides ‘normais’.

5. Consumir marijuana também afeta o tamanho e a forma dos espermatozoides.

6. A abstinência também reduz o número de espermatozoides no sémen.

7. Andar com o telemóvel nos bolsos das calças também pode reduzir a motilidade dos espermatozoides em 8,1% e a sua viabilidade em 9,1%.

Se está a tentar ter filhos comece já a riscar estes hábitos da sua vida porque a produção de esperma demora cerca de 10 a 11 semanas.

Pode consultar a infografia aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório