Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Aqui não há polícia, todos têm trabalho e o salário é bom

Afinal, a cidade perfeita existe. É Marinaleda: o paraíso da democracia socialista em Espanha.

Aqui não há polícia, todos têm trabalho e o salário é bom
Notícias ao Minuto

07:06 - 29/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Paraíso

Discretamente erguida no centro de Andaluzia, a província mais a sul de Espanha, está uma cidade onde não existe nenhum polícia. Nem é preciso: Marinaleda não assiste a nenhum crime desde 1979.

Na verdade, houve um em agosto do ano passado. O presidente da Câmara, Juan Manuel Sánchez Gordillo, presidente da Câmara de Marinadela desde 1979, organizou um protesto e assaltou supermercados. Depois entregou todos os artigos roubados à população pobre. Mas segundo ele, tal não passou de um “ato de desobediência não violento”.

Também não existem desempregados em Marinaleda. Aqui todos trabalham numa cooperativa agrícola e recebem um salário de 1200 euros mensais.

E ainda, ninguém perde a casa por culpa da crise. Gordillo tem a solução: todos têm autorização para construir um lar gratuitamente e a câmara oferece mesmo os materiais para a obra e entrega um subsídio de 195 euros por cada metro quadrado. Depois, são pagos quinze euros mensais até ao fim da vida. Não podem vender a casa para benefício próprio.

Esta descrição do que parece ser o paraíso democrático na terra é avançada pela Peaceful Warriors. Esta cidade que vive dos campos verdejantes e dourados cobertos por oliveiras e trigo. “Precisamos de repensar os nossos valores, o consumismo da sociedade, a importância que damos ao dinheiro, o egoísmo e o individualismo”, aconselha o presidente da Câmara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório