Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Stressado por tudo e por nada? Estes são os motivos

Se pensa que o trabalho, o trânsito ou as lides domésticas são os principais culpados pelo stress que sente diariamente, desengane-se.

Stressado por tudo e por nada? Estes são os motivos
Notícias ao Minuto

21:44 - 28/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Comportamento

Estar stressado com frequência tem uma razão, aliás, muitas. Segundo a Health, são vários os fatores que levam a que se sinta irritado e ansioso sem, muitas vezes, perceber o porquê.

O primeiro fator está em sua casa. A relação que mantém com a sua cara-metade pode ser responsável por grande parte do stress que sente. Estar numa relação, lê-se no site da revista, implica fazer algo que nos pode deixar mais irritados ou ansiosos, situações que temos como normais de uma relação mas que podem levar a sintomas de stress.

Aquelas pequenas coisas que acontecem espontaneamente e que o tiram do sério, como é o caso dos dias em que o telemóvel não para de tocar ou a música que odeia não para de tocar nas rádios. Estes acontecimentos podem levar a reações de ira espontâneas mas que acabam deixar as pessoas stressadas por longos momentos.

Sabia que o stress é contagioso? Pois bem, está aqui o motivo pelo qual fica ansioso quando está ao lado do seu colega stressado antes de uma apresentação.

As redes sociais são outras das culpadas pelo stress contínuo que sente. Seja porque não consegue aceder, seja pelas publicações que lê ou pelos comentários que lhe fazem (ou não). Tudo serve para ficar com os nervos em franja…principalmente a espectativa por um feedback.

Segundo a Health, um outro causador surpreendente de strees é a distração e a incapacidade de não se conseguir concentrar.

Mas existe ainda um outro motivo que inconsciente pode ser o principal responsável pelo stress que sente. Um estudo de 2004 da Universidade de Wisconsin-Madison indica que os traumas de infância podem originar dificuldades em captar e diferenciar emoções, principalmente as relacionadas com a ira e ansiedade.

Os alimentos podem também causar sinais de stress, principalmente aqueles que estimulam o metabolismo, como é o caso dos que contêm cafeina.

A expectativa que gera em torno de algumas situações como o casamento, o emprego novo ou a chegada de um filho podem levar a ataques de stress a problemas de concentração.

Mas como se todos estes motivos não bastassem, não conseguir lidar com o stress é também responsável por mais stress, numa espécie de ciclo vicioso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório