Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Japão proibiu carne crua de porco nos seus restaurantes

O Japão decidiu proibir que os restaurantes sirvam carne crua de porco, incluindo especialidades muito apreciadas, como o sashimi de fígado de porco, devido aos riscos de hepatite E e infeções parasitárias a que estão expostos os consumidores.

Japão proibiu carne crua de porco nos seus restaurantes
Notícias ao Minuto

08:31 - 28/05/15 por Lusa

Mundo Infeção

Segundo detalham hoje os meios de comunicação locais, a proibição entrará em vigor em meados de junho e exigirá aos estabelecimentos que esterilizem a carne mediante tratamentos de calor.

O Ministério da Saúde japonês manifestou-se especialmente preocupado com o aumento do consumo de fígado de porco depois da proibição em 2012 do fígado de vaca, após uma série de intoxicações graves no Japão.

As autoridades consideram que o consumo de carne crua de porco é a causa do aumento de casos de hepatite E - 146 em 2014 depois de 55 em 2011.

Já nos restaurantes de 'yakiniku', onde os clientes é que confecionam os alimentos, numa panela instalada na sua mesa, a lei obriga os proprietários a advertir de forma visível os clientes para os riscos de uma carne mal cozinhada.

Quem não cumprir a lei está sujeito a penas de prisão até dois anos e a multas de dois milhões de ienes - cerca de 14.770 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório