Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Contar calorias é perda de tempo. O segredo é outro

O professor Tim Spector veio deitar por terra todo e qualquer mito sobre as dietas. Afinal, aquilo que julgamos saber, nada mais é do que um puro engano e perda de tempo.

Contar calorias é perda de tempo. O segredo é outro
Notícias ao Minuto

19:01 - 27/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Emagrecimento

Antes de mais, se pensa que por estar a fazer dieta tem que contar todas as calorias que ingere, está enganado. Muito enganado. As dietas são muito mais que cálculos de números e quem o diz é o professor Tim Spector.

De acordo com o Daily Mail, este especialista acredita que os milhões de bactérias que vivem no nosso organismo têm um papel bem mais importante na nossa saúde do que alguma vez imaginamos, podendo interferir não só na nossa condição sanitária como também no nosso estado de espírito.

Depois de ter analisado mais de 11 mil gémeos idênticos e avaliado as suas informações sobre saúde, estilos de vida e hábitos alimentares, Tim Spector concluiu que a grande generalidade das pessoas coloca toda a sua fé na dieta que consiste em contar calorias, acreditando ser a mais eficaz para a perda de peso. Mas, na verdade, nada mais é do que uma perda de tempo, lê-se no Daily Mail.

E isto porque o que dita o sucesso de uma dieta é o organismo de cada um e a forma como reage à comida que é ingerida. Para comprovar tal, Specto deu o exemplo de alguns gémeos que seguiram exactamente o mesmo plano alimentar – com um extra de mil calorias diárias – e que no final o peso total ganho foi completamente diferente: uns engordaram cerca de 13 quilos, enquanto outros viram a balança subir apenas quatro quilos.

Para Spector as grandes culpadas destas discrepâncias são as bactérias existentes no estômago, uma vez que são capazes de influenciar os mais variados aspectos da saúde.

“Os micróbios não são apenas essenciais para a forma como digerir os alimentos”, diz, acrescentando que “também controlam as calorias que absorvem e fornecem enzimas e vitaminas vitais, bem como mantêm o nosso sistema imunológico saudável”.

No seu livro ‘O Mito da Dieta: A ciência real por trás o que comemos”, lançado em maio, Spector defende que as bactérias são dos principais responsáveis pela ‘epidemia’ de obesidade dos dias de hoje e que com um plano alimentar e de treinos é possível contornar o efeito negativo das bactérias no nosso peso… mas sem que seja necessário contar calorias a toda a hora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório