Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

África tem grande dinâmica e oportunidades para investimento

A embaixadora de Marrocos em Portugal assinalou a dinâmica e o nível de crescimento em África para justificar o tema do Investimento, escolhido para assinalar hoje em Lisboa o dia do continente.

África tem grande dinâmica e oportunidades para investimento
Notícias ao Minuto

17:25 - 27/05/15 por Lusa

Mundo Embaixadores

"África tem uma grande dinâmica e os altos níveis de crescimento que tem o continente demonstram que é ocasião para outros parceiros, e aqui falamos de Portugal, de conhecer as oportunidades e potencialidades", disse Karima Benyaich à agência Lusa à margem da conferência Investir em África -- Um futuro conjunto, organizada pelo grupo de embaixadores africanos acreditados em Lisboa para assinalar o Dia de África.

A embaixadora, decana daquele grupo de embaixadores, lembrou que a taxa de crescimento do continente africano "o ano passado foi de seis por cento (...) uma das maiores no mundo", salientando existir "vontade política de avançar" e "uma juventude que cada vez está mais preparada, aberta, 'conectada'".

As "enormes oportunidades para investimento no Egito" foram referidas à Lusa pelo embaixador do país em Lisboa, Ali Mohyee Eldin Elashiry, que destacou o investimento no Canal do Suez, cuja largura e profundidade serão aumentadas.

A empreitada da expansão do Canal do Suez prevê a construção de uma zona industrial e tecnológica, cinco portos e um aeroporto, precisou o embaixador, adiantando que "uma das áreas em que Portugal pode ajudar muito é na das energias renováveis".

"Precisamos de duplicar o volume de energia pelo menos nos próximos 10 anos e sei que vocês (portugueses) têm o conhecimento no campo da energia eólica e solar", disse ainda Ali Mohyee Eldin Elashiry, que está há cerca de seis meses em Portugal.

A embaixadora da África do Sul, Keitumetse Matthews, por seu turno, referiu que o seu país tem um plano a 30 anos para a construção de infraestruturas, adiantando que existem empresas portuguesas que têm ganho adjudicações para trabalhos ao nível da construção.

Disse ainda que "esta semana 100 empresários sul-africanos, fornecedores, estiveram em Portugal para analisar possibilidades de trabalharem com empresas portuguesas (...) sobretudo ao nível do setor retalhista".

Também presente na conferência Investir em África, a embaixadora da Argélia, Fathia Selmane, assinalou a "cooperação importante e crescente" com Portugal.

"A Argélia é o segundo parceiro (de Portugal) em África, depois de Angola. Há cada vez mais empresas portuguesas na Argélia e é uma cooperação muito importante para nós. Também podemos ter investimento da Argélia em Portugal, há empresas argelinas que pensam investir em Portugal", disse à Lusa, adiantando que as perspetivas de investimento argelino em Portugal de momento "são na agricultura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório