Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Na Venezuela não haverá uma 'dolarização'"

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou hoje que a Venezuela irá manter o bolívar como a sua moeda nacional, recusando a aplicação generalizada do dólar nas trocas comerciais locais.

"Na Venezuela não haverá uma 'dolarização'"
Notícias ao Minuto

06:24 - 27/05/15 por Lusa

Mundo Nicolás Maduro

"Na Venezuela não tem havido, nem haverá, uma 'dolarização'", disse.

Nicolás Maduro falava durante um contato telefónico com o canal estatal Venezuelana de Televisão, durante o qual sublinhou que a moeda do país " é e será sempre o bolívar".

"Os recursos que entrem em divisas serão investidos (...) em habitações sociais, educação, saúde, alimentos", frisou, ao mesmo tempo que acusou os opositores do seu Governo de estar a "fazer uma guerra económica".

Nos últimos dias, alguns analistas e economistas disseram que o Governo venezuelano estaria a ponderar a utilização do dólar na economia como uma medida para combater alguns desajustes económicos, a alta inflação e a desvalorização da moeda.

Para os analistas, a recente decisão do Governo venezuelano de permitir a importação e comercialização local de carros em moeda estrangeira seria um dos passos para esse fim na economia venezuelana.

Na Venezuela vigora, desde 2003, um sistema de controlo cambial que impede a circulação livre local de moeda estrangeira.

Este sistema contempla três taxas de câmbio oficiais: 6,30 bolívares por cada dólar, destinado a importações (estatais) de bens essenciais, de 12 bolívares, aplicada ao turismo e 199 bolívares para outras importações.

Além disso existe um mercado paralelo onde a cotação do dólar contra o bolívar duplicou o valor oficial, chegando a cotar-se, na última sexta-feira, em 420 bolívares por cada dólar, a que recorrem muitos empresários e cidadãos devido às dificuldades para aceder ao mercado oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório