Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Cansado depois de um dia de praia? Eis as razões

Depois de um dia de praia, o mais comum é que se sinta cansado, com sono e sem energia. Mas porquê?

Cansado depois de um dia de praia? Eis as razões
Notícias ao Minuto

08:28 - 26/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Sono

A sensação de ‘moleza’ cresce exponencialmente na época balnear. Falta a energia e muitas vezes, depois de um banho morno, o sono vence e uma parte da tarde acaba por ser dedicada à sesta.

Segundo a National Sleep Foundation, uma instituição norte-americana que se dedica ao estudo do sono, há três principais razões que fazem com que o leitor tenha passado pelo que descrevemos no primeiro parágrafo do texto. Essencialmente, a culpa é da exposição solar. Quer tenha estado a caminhar na praia ou deitado ao sol, a exposição solar vai sempre cansar.

Antes de mais porque o corpo precisa de compensar o aumento de temperatura. Uma das funções fundamentais do corpo é a de tentar manter uma temperatura interna constante, entre os 36,5ºC e os 37ºC. Quando a pessoa se expõe diretamente ao sol, o organismo é obrigado a um esforço extra para manter essa mesma temperatura, o que provoca alterações ao nível do metabolismo e ritmo cardíaco. Esse trabalho invisível dos órgãos acaba por causar cansaço e sono, mesmo que a pessoa tenha estado apenas deitada na toalha.

Outra das consequências deste esforço do organismo para manter a temperatura corporal constante durante a exposição solar é a desidratação. Que é agravada pela transpiração que o calor provoca. Um dos sintomas principais de um corpo desidratado é, precisamente, o cansaço.

Quando os raios ultravioleta penetram a pele dá-se uma cadeia de alterações químicas que também são passíveis de provocar cansaço. Um bom protetor solar pode ajudar neste aspeto, e em muitos outros, como se sabe.

É possível prevenir tudo isto. Basta tentar evitar a exposição direta nas horas de maior calor (entre as 12h e as 16h), usar um chapéu, beber muita água e consumir alguns snacks ligeiramente salgados para restabelecer os fluidos e os sais que se vão perdendo ao longo do dia com a transpiração. Ir à água de vez em quando durante o dia também pode ajudar no que diz respeito à hidratação e à temperatura do corpo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório