Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Como a amizade muda com o passar dos anos

É possível que alguns dos nossos amigos mais próximos sejam aqueles que fizemos nos tempos de infância, mas é certo que a forma como encaramos a amizade – e até esses mesmos amigos – muda com o passar dos anos. E a diferença é bem notória de década para década.

Como a amizade muda com o passar dos anos
Notícias ao Minuto

23:55 - 25/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Comportamento

O papel que a amizade tem na vida muda ao longo dos anos e os amigos – embora fundamentais – passam a ter uma importância diferente com o passar do tempo. Se recuar os anos na sua memória, irá entender que, na adolescência, as suas amigas tinham um protagonismo completamente diferente daquele que possuem nos dias de hoje.

Na adolescência, os amigos são o centro do mundo e a ‘entidade’ mais importante do nosso ser. Sem amigos não somos ninguém, e com amigos somos os maiores e quantos mais amigos, melhor, mais o ego cresce.

Mas, segundo a Women’s Health, a partir dos 20 anos, os amigos deixam de ser as pessoas mais importantes, ficando em segundo lugar e com os namoros a ocupar a posição principal. É normal que na entrada da idade adulta as pessoas se preocupem em procurar alguma aventura amorosa e se há coisa que se dispensa é a presença de uma ‘vela’, por isso, os amigos ficam para os (escassos) momentos que não são passados a dois.

Contudo, é nesta fase da vida que os amigos se mostram mais compreensivos e desempenham um papel importante nas mudanças, estimulando e aconselhando sobre as trocas de emprego, as saídas de casa dos pais ou até mesmo os fins de namoro.

a partir dos 30, as saídas entre amigos ficam apenas para os fins-de-semana ou para aqueles dias do mês em que consegue deixar o filho na casa dos avós. Embora continuem a ser importantes para o bem-estar e para a saúde mental de cada um, os amigos são, nesta fase, uma espécie de escape à rotina diária e à vida a dois, dando a oportunidade de voltar à juventude e às loucuras de sexta-feira à noite que eram frequentes antes do casamento.

Mas é também nesta idade que os amigos passam a frequentar mais vezes a sua casa. De acordo com a mesma revista, é depois dos 30 que as pessoas se tornam mais ‘caseiras’ e disponíveis para reuniões ‘familiares’ nas suas habitações.

Com a entrada nos 40 anos, os amigos são, diz a Women’s Health, um luxo. Com a azáfama da vida paternal e laboral, estar com um amigo é um acontecimento único e louvado. Nesta fase, as visitas dos amigos são mais raras, mas quando acontecem o tempo voa com a quantidade de novidades, histórias e dúvidas que são partilhadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório