Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 26º

É corredor? Saiba quais as dores que o devem levar ao médico

Correr está na moda mas existem ainda muitas pessoas e corredores iniciantes que não o fazem da forma mais correta. As lesões são frequentes e existem dores que não devem ser ignoradas.

É corredor? Saiba quais as dores que o devem levar ao médico
Notícias ao Minuto

17:00 - 25/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Exercício

Nas primeiras aventuras no mundo da corrida, é normal que o corredor não use o equipamento mais adequado – em especial o calçado – e que queira quebrar barreiras e desafiar-se a si mesmo num curto espaço de tempo. Estas situações são comuns pelo estímulo e energia que a corrida dá e é também normal que após alguns treinos se sintam dores. Mas essas dores não podem ser frequentes.

Segundo David Geier, médico especialista em medicina desportiva, existem algumas dores que os corredores não devem, de todo, ignorar, sob a pena de contraírem lesões graves.

À revista Self, Geier revela as dores que o devem fazer ‘correr’ para o médico:

Dor ou sensação de encaixe do lado de fora do joelho – possível diagnóstico: Síndrome da banda iliotibial. Esta lesão deve-se ao uso excessivo dos tecidos na parte distal do músculo, na parte externa do joelho, e ao enfraquecimento da banda iliotibial, fundamental para a estabilização do joelho.

Dor geral no joelho – possível diagnóstico: Síndrome da dor femoro-patelar. Esta lesão caracteriza-se por uma dor na zona superior da rótula e frequente em subidas ou descidas de escadas ou quando fica muito tempo na mesma situação.

Dor e tremores ao longo das canelas – possível diagnóstico: Síndrome do stress tibial. Esta ‘canelite’ pode ser causada por uma inflamação do periósteo e pode acontecer tanto na região interna (medial) como externa (anterior) da perna.

Dor no calcanhar – possível diagnóstico: Fascite Plantar. Esta lesão é causada por uma inflamação na região da sola do pé e afeta não só o calcanhar como os dedos. A causa pode ser o uso excessivo (consequente do excesso de quilómetros) da fáscia plantar.

Dor ou ‘pontada’ nas nádegas ou no cimo das coxas – possível diagnóstico: Tensão Hamstring. Esta lesão é causada pelas mudanças repentinas de ritmos, devido a sprints ou paragens abruptas.

Joelho ‘apertado ‘ e dormência ou formigueiro nos pés – possível diagnóstico: Síndrome do compartimento Posterior da perna. Para Geier, esta é, talvez, a lesão mais grave de todas e deve-se a um inchaço anormal e excessivo dos músculos durante a corrida, causando uma pressão sobre os nervos e vasos sanguíneos da perna e do pé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório