Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Artista ganha milhares à custa de fotografias de outros

Artista usa foto de terceiros para fazer dinheiro em exposições. Desta vez, recorreu ao Instagram para arranjar 'obras de arte'.

Artista ganha milhares à custa de fotografias de outros
Notícias ao Minuto

15:48 - 25/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Instagram

Se tem uma conta no Instagram, onde gosta de publicar as suas próprias 'obras de arte', tenha cuidado. Pode haver alguém a fazer dinheiro às suas custas.

Foi o que fez Richard Prince, um artista nova iorquino que colocou à venda várias fotos do Instagram como se peças de arte se tratassem, cobrando um preço médio de 84 mil euros por cada quadro. Isto sem autorização dos autores das imagens.

O homem retirou as fotos desta rede social e imprimiu-as em grande escala e colocou-as em exposição. Na última que organizou estiveram patentes ao público 37 retratos.

O artista foi descoberto quando os amigos da autora de uma das fotos visitaram a exposição e reconheceram a fotografa. A autora denunciou o caso.

Prince já é conhecido por utilizar trabalhos alheios e já foi levado a tribunal por roubo de direitos de autor de um fotógrafo de seu nome Patrick Cariou. O artista alega que como faz pequenas alterações nas fotos tem o direito de usá-las.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório