Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Podemos terá conquistado Madrid e Barcelona

O partido Podemos poderá ter conseguido um feito histórico ao ganhar as duas maiores câmaras de Espanha, Madrid e Barcelona. Resultados das sondagens não são consensuais.

Podemos terá conquistado Madrid e Barcelona
Notícias ao Minuto

20:03 - 24/05/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Espanha

As sondagens à boca das urnas para as eleições municipais e autonómicas em Espanha indicam cenários contraditórios para a câmara de Madrid, com vitória do Podemos ou do PP, partido hegemónico na capital espanhola desde há 24 anos.

De acordo com uma sondagem da rádio Onda Cero, o PP - com Esperanza Aguirre como cabeça-de-lista - ganharia as eleições em Madrid, elegendo entre 21 e 23 deputados municipais, contra os 17 a 19 da plataforma Ahora Madrid, que integra o emergente Podemos e tem como cabeça de lista a ex-juíza Manuela Carmena.

O PSOE obteria entre nove e 10 deputados e o Ciudadanos entre sete e oito, sendo ainda assim fundamental para eventuais acordos com o PP para a gestão camarária.

No entanto, uma outra sondagem à boca das urnas feita pela TNS Demoscopia para a Telemadrid indica o cenário contrário, com vitória para a plataforma Ahora Madrid (20 a 23 assentos), contra os 19 a 22 do PP. Na análise da TNS, os socialistas do PSOE obteriam nove a dez e o Ciudadanos entre seis e sete.

Uma outra sondagem, da FORTA, indica que a plataforma Ahora Madrid ganha em Madrid, obtendo 33,8% dos votos e entre 20 e 23 deputados municipais, seguida do PP (31,9%) com 19 a 22. O PSOE teria entre nove e 10 e a quarta força eleitoral, o Ciudadanos, com seis a sete assentos.

Em Barcelona repete-se o cenário de sondagens contraditórias. A Onda Cero indica que a atual gestão da CiU (Convergencia i Unió), de Xavier Trías, terá ganho a eleição, elegendo entre 11 a 12 deputados municipais, contra os 10 a 11 da plataforma Barcelona en Comú, de Ada Colau, (que integra o Podemos).

No entanto, a FORTA indica que Ada Colau ganhou as municipais na capital catalã (elegendo entre 10 e 12 deputados municipais), contra os nove a 11 do atual presidente de câmara, Xavier Trias (CiU).

[Notícia atualizada às 20h05]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório