Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

As dietas hiperproteicas são um "erro" na sua alimentação

A alimentação é um tema central no momento em que se tenta combater a obesidade que está a afetar uma parte significativa da população.

As dietas hiperproteicas são um "erro" na sua alimentação
Notícias ao Minuto

13:48 - 24/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

De acordo com um artigo de opinião de Ana Rita Guerra, no Diário de Notícias, grande parte das pessoas não faz uma alimentação saudável devido às dietas hiperproteicas.

A jornalista revela a experiência pessoal no que toca às diversas dietas que fez e à forma como estas prejudicam a saúde e desestabilizam o organismo. “Os resultados destas dietas são bons e rápidos […] e depois descobre-se que para manter o peso não se pode voltar a ingerir um nível normal de calorias”, explica Ana Rita Guerra.

“Se for natural, o corpo sabe o que fazer com isso”, justifica a jornalista que exemplifica que 500 calorias de um abacate não são iguais e 500 calorias de um pacote de batatas fritas”.

Após ter adotado um estilo de vida vegan e de perceber que há uma vasta ciência a recomendá-lo, a autora apela à transição para “dietas sem carne nem laticínios”. “As proteínas devem ser entre 10% a 35% das calorias ingeridas diariamente”, devendo as mulheres ingerir, dependendo da altura, peso e exercício, entre 40-60 gramas.

“Não é fácil aprender a comer de forma saudável, com todos os mitos, mentiras e barretos que nos foram enfiados”, assim a jornalista propõe pesquisas específicas e mudanças na alimentação.

Caso pretenda calcular o consumo diário de proteínas que deve consumir, deverá fazer a seguinte conta: 0,8 x peso = proteínas diárias em gramas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório