Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cidadãos condenados a 10 anos de cadeia por espionagem militar

A China condenou a dez anos de prisão dois cidadãos por alegada espionagem militar para outros países, alegadamente recrutados através da Internet, e deteve outro indivíduo sob as mesmas acusações, informa hoje o diário Global Times.

Cidadãos condenados a 10 anos de cadeia por espionagem militar
Notícias ao Minuto

09:00 - 23/05/15 por Lusa

Mundo China

O departamento de Segurança da província de Jiangsu, no leste da China, anunciou as sentenças dos dois condenados e a detenção do terceiro indivíduo, todos eles acusados de seguir os movimentos do exército chinês e de passarem documentos secretos a agências de espionagem estrangeiras, segundo o diário.

O único dos três que já tinha sido preso, com 30 anos e apelido Wu, foi condenado por facultar mais de 120 arquivos e fotografias, incluindo 11 documentos secretos, sobre instalações de treino e bases do exército e da força aérea chinesa.

Alegadamente o acusado recebeu o pagamento de 3.800 yuan (560 euros) pelas informações.

Foi também condenado à prisão um jornalista de 53 anos, chamado Zhao, por alegada recolha de informação militar e sobre o Partido Comunista na província de Jiangsu, incluindo 11 documentos confidenciais.

Em troca desses arquivos, o acusado recebeu 74.500 yuans (cerca de 10.900 euros), segundo as autoridades chinesas.

Sobre o acusado mais jovem, conhecido como Gu e que tem 24 anos, a justiça chinesa não se pronunciou. O indíviduo enfrenta acusações similares aos dois outros casos por facilitar, alegadamente, 93 fotografias de instalações militares, 33 mapas e 29 relatórios, incluindo quatro documentos classificados, pelos quais terá obtido 34.460 yuans (cerca de 5.000 euros).

Todos os acusados receberam as ordens de agências de espionagem estrangeiras, através da Internet, em páginas de busca de emprego, no final de 2013, de acordo com as autoridades judiciárias de Jiangsu, citadas pelo Global Times.

Não foi especificado qual o país ou países para o quais foram enviadas as informações, refere a agência Efe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório