Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Sobe para 92 número de mortos por deslizamento de terras

O número de mortos devido ao deslizamento de terras ocorrido na início da semana em Salgar, no noroeste da Colômbia, subiu para 92, informou o Instituto de Medicina Legal, na sexta-feira, em Bogotá.

Sobe para 92 número de mortos por deslizamento de terras
Notícias ao Minuto

06:20 - 23/05/15 por Lusa

Mundo Colômbia

As vítimas viviam no município de Salgar, Departamento de Antioquia, atingido por uma avalanche na segunda-feira, enquanto os habitantes dormiam. Esta já é considerada uma das piores tragédias naturais dos últimos anos no país.

Dos 92 corpos que foram transportados para a delegação do Instituto de Medicina Legal em Medellin, capital do Departamento de Antioquia, 61 foram formalmente identificados.

Salgar, um município de agricultores com 18.000 habitantes, despertou na segunda-feira num cenário de desastre, depois de toneladas de lodo terem arrastado casas com as pessoas lá dentro, e levado consigo árvores, veículos e destruído campos de cultivo.

As fortes chuvas que assolaram a região fizeram transbordar o rio no vale de Liboriana, local de difícil acesso e agora coberto de lama e detritos, e onde se encontra a aldeia de Las Margaritas, de onde provém a maioria das vítimas.

A presidente da Câmara de Salgar, Olga Osorio, disse à Radio RCN que a aldeia foi praticamente "apagada do mapa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório