Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Milhar e meio de polícias reforçam ações de combate à insegurança

Milhar e meio de funcionários policiais iniciaram hoje funções nas ruas de Caracas, ao abrigo do programa Patrulhamento Inteligente, que visa ações de combate à insegurança em várias localidades da capital da Venezuela.

Milhar e meio de polícias reforçam ações de combate à insegurança
Notícias ao Minuto

23:44 - 22/05/15 por Lusa

Mundo Venezuela

Nas operações de combate à criminalidade participam 500 funcionários da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militar) e mais de um milhar de oficiais da Polícia Nacional Bolivariana (PNB).

"Estamos a ativar a brigada motorizada da PNB que, numa primeira fase, conta com 150 unidades (em motociclos) para trabalhar em quatro áreas", explicou o ministro venezuelano de Relações Interiores, Gustavo González López, durante uma iniciativa na Praça Caracas, no centro da capital da Venezuela.

Segundo aquele responsável, a cidade de Caracas foi dividida em quatro zonas compostas por várias "paróquias", entre elas La Pastora, Sucre, San Juan, El Paraíso, Catedral, San José, Altagracia, La Candelaria e San Agustín, onde reside um importante número de portugueses.

Foram também escolhidas para especial vigilância policial as localidades de Santa Mónica, El Valle, Coche, San Pedro, Santa Rosalía, Petare, Leoncio Martínez, Chacao, La Florida, San Bernardino e El Recreo, onde é também importante a presença de cidadãos lusovenezuelanos que residem nessas zonas.

Além destas localidades as autoridades vão supervisionar constantemente as zonas de Caricuao, Macarao, La Vega, Antímano, El Junquito, onde vivem também portugueses e lusovenezuelanos.

Segundo o ministro, a primeira função dos polícias é "aproximar-se dos cidadãos para atender às queixas dos cidadãos relacionadas com segurança".

Por outro lado, segundo o general da brigada Fábio Zavarse, da GNB, os polícias centrarão a sua atividade em El Valle (sul de Caracas) e em pontos estratégicos, como os hospitais, os acessos ao metropolitano de Caracas e aos mercados municipais.

Na Venezuela a insegurança é apontada como uma das principais preocupações dos cidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório