Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Termina votação na Irlanda para consulta sobre casamento homossexual

As assembleias de voto encerraram hoje na Irlanda depois de 15 horas de votação no referendo sobre a legalização do casamento homossexual, segundo a televisão pública irlandesa.

Termina votação na Irlanda para consulta sobre casamento homossexual
Notícias ao Minuto

22:36 - 22/05/15 por Lusa

Mundo Assembleias

Segundo a RTE, a taxa de participação no escrutínio deverá situar-se entre os 50 e os 60%.

A contagem dos votos começa no sábado de manhã e ao meio-dia deverão ser conhecidos os primeiros resultados provisórios.

No referendo, os irlandeses tiveram de responder se aceitam que um "casamento pode ser contraído de acordo com a lei por duas pessoas sem distinção de sexo".

Em caso de aprovação, a Irlanda torna-se no primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual através de uma consulta pública.

Em julho de 2010, a República da Irlanda ratificou a lei das relações civis, que concede o reconhecimento legal de casais do mesmo sexo que vivem em união de facto.

Em outros países europeus, como é o caso da Alemanha, as autoridades anunciaram que pretendem aumentar os direitos dos casais homossexuais, descartando, no entanto, uma eventual equiparação com os casais heterossexuais, incluindo a questão do casamento.

Até à data, 18 países no mundo, incluindo Portugal, legalizaram o matrimónio civil entre pessoas do mesmo sexo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório