Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Os perigos escondidos no verniz

Grande parte das mulheres usa verniz e visita salões de beleza com alguma frequência para manter as unhas arranjadas e pintadas na perfeição. Os cientistas alertam para os perigos que este produto pode representar para a saúde.

Os perigos escondidos no verniz
Notícias ao Minuto

21:19 - 22/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Beleza

Num artigo que escreveu para o The Conversation a Dra Thu Quach, da Universidade de Stanford e do Instituto para a Prevenção do Cancro da Califórnia, explica que a exposição aos químicos do verniz provoca problemas de saúde como cancro ou infertilidade.

Os produtos de manicure e pedicure contêm muitos químicos e ingredientes potencialmente perigosos.

Entre os produtos químicos presentes em grande parte destes produtos encontram-se ingredientes que já têm sido apontados por provocarem cancro, como o metanal, e outros que interferem nas hormonas.

Vários estudos identificaram a presença de tolueno (usado como aditivo na gasolina), metanal e ftalato, também conhecidos como o ‘trio tóxico’ pelos graves impactos na saúde que provocam, como destaca o Daily Mail. Estes três químicos põem em risco principalmente quem trabalha em salões mas também podem afetar qualquer pessoa que entre no salão, recorda a Dra Thu Quach.

Este trio pode afetar o sistema nervoso central, as hormonas, ou provocar cancro. Mas além destes três, os produtos de beleza usados em salões têm muitos outros químicos que podem ser prejudiciais.

Muitos salões de beleza não têm boa ventilação o que faz com que estes químicos fiquem ‘presos’ dentro deste espaço. Isto põe em sério risco os funcionários que para além do contato direto que têm com os produtos ainda respiram o ar contaminado, recorda a doutora.

Além dos problemas que podem causar a longo prazo, o contato com estes produtos pode causar irritações na pele, lesões nos olhos, reações alérgicas, problemas de memória, náusea, problemas respiratórios ou complicações durante a gravidez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório