Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Irlandeses voltam a casa para votar 'Sim' em referendo

A campanha a favor do ‘Sim’ no referendo ao casamento de pessoas do mesmo sexo não quer correr riscos, dá conta o The Telegraph, e apelou a irlandeses emigrados que voltassem a casa para votar.

Irlandeses voltam a casa para votar 'Sim' em referendo
Notícias ao Minuto

15:13 - 22/05/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Casamento

Mais de três milhões irlandeses têm hoje uma frase à qual têm de dar o seu ‘sim’ ou ‘não’: "O casamento pode ser contraído de acordo com a lei por duas pessoas sem distinção de sexo".

Espera-se uma votação favorável ao ‘Sim’, o que fará da Irlanda, caso se confirme, o primeiro país do mundo a legalizar o casamento homossexual através de uma consulta pública. Mas há um fenómeno curioso a decorrer, associado a este referendo.

O The Guardian dá conta da campanha que está a decorrer nas redes sociais com a hastag #hometovote (algo que traduzimos livremente para ‘voltar a casa para votar’).

De Banguecoque ao Dubai, há irlandeses um pouco por todo o mundo de regresso ao país natal para votar – um fenómeno que tem outro impacto social se pensarmos que a Irlanda tem tido, historicamente, taxas elevadas de emigração.

No Twitter em particular têm sido publicadas várias imagens de irlandeses a viajar de volta a casa, acompanhadas da hashtag #hometovote.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório