Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Sueco 'desvenda' estratégia para intimidar urso

Este sueco admite que não é adepto da teoria que diz que, perante um urso, a melhor solução é fingir de morto e esperar que o animal se vá embora.

Notícias ao Minuto

10:49 - 22/05/15 por Notícias ao Minuto

Mundo queda

Ralph Persson e a mulher estavam a treinar o seu cão na floresta de Jamtland, na Suécia, quando o seu cão começou a ladrar. Por perto rondava um urso que o casal decidiu filmar.

De um momento para o outro, um urso castanho sai de entre as árvores e corre na direção de Ralph. Com poucos segundos para pensar, Ralph deu-nos uma pequena lição de como o homem se pode impor na Natureza, sem recurso a grandes métodos. E o que fez este sueco? Lançou ao urso um rugido bem audível e uma postura intimidante. E o animal saiu a correr.

Persson, que também é caçador, falou ao jornal local Hela Halsingland, dá conta o Huffington Post, sobre as imagens que podemos ver no vídeo que aqui publicamos, e admite que a situação terá acontecido por sua própria culpa.

“Desta vez, fui longe de mais”, afirma sobre o facto de se ter aproximado demasiado do animal. “Há que respeitá-los”, realça este sueco, que explica em poucas palavras como funciona a tática que tão bons resultados teve a afastar o animal: “Gritei o mais que podia”.

Portugal, realce-se, não é propriamente um país onde se vejam animais destes à solta. Ainda assim, o Huffington Post realça que, se um dia for passear a zonas do planeta onde estes animais andem à solta, deve estudar a subespécie antes, já que outros ursos poderiam ter reagido de forma agressiva à atitude deste sueco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório