Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Polícias envolvidos na morte de jovem de Baltimore vão ser julgados

O procurador-geral de Baltimore, Estados Unidos, anunciou hoje que o juiz de instrução confirmou a maior parte das acusações contra os seis polícias envolvidos na morte do jovem Freddie Gray em abril.

Polícias envolvidos na morte de jovem de Baltimore vão ser julgados
Notícias ao Minuto

09:02 - 22/05/15 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Segundo o procurador-geral, o início do processo judicial foi marcado para 02 de julho, depois de o juiz ter encontrado base para acusar os seis polícias de Baltimore.

Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos, morreu a 19 de abril, uma semana depois da sua detenção, na sequência de lesões na coluna vertebral.

Violentos distúrbios ocorreram no dia do funeral do jovem e as autoridades estaduais decretaram o estado de emergência e um recolher obrigatório.

Gray foi detido a 12 de abril quando, ao estabelecer contacto visual com agentes da polícia, começou a correr.

Os agentes detiveram Gray e encontraram uma navalha num dos bolsos das calças do jovem.

Já detido, o jovem foi transportado numa carrinha policial, onde terá sofrido uma lesão cervical, que acabou por determinar a sua morte uma semana depois. Seis agentes da polícia foram suspensos.

Freddie Gray transformou-se num novo símbolo, como já tinha acontecido com o adolescente afro-americano Michael Brown (morto a tiro por um polícia em Ferguson, Missouri) no verão de 2014, da violência policial e da atitude de desconfiança que existe entre as forças policiais e as minorias nos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório