Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Assad elogia apoio do Irão como "pilar fundamental"

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, elogiou hoje o apoio do Irão como um "pilar fundamental" na sua luta contra os rebeldes, após a terceira visita de um dignatário iraniano a Damasco em menos de uma semana.

Assad elogia apoio do Irão como "pilar fundamental"
Notícias ao Minuto

17:17 - 19/05/15 por Lusa

Mundo Síria

"O apoio dado pelo Irão ao povo sírio constitui um pilar fundamental na luta contra o terrorismo", disse Assad, citado pela agência oficial Sana, durante um encontro com Ali Akbar Velayati, conselheiro diplomático do guia supremo do Irão, o 'ayatollah' Ali Khamenei.

O regime sírio refere-se a todos os grupos que o combatem como "terroristas".

O responsável iraniano elogiou por seu lado as "relações estratégicas" entre Damasco e Teerão, afirmando que elas "constituem um dos pilares essenciais no confronto com os planos ocidentais e com as ilusões de alguns países regionais", uma referência à Arábia Saudita, principal rival regional do Irão.

Velayati afirmou que "o Irão vai continuar a apoiar a Síria por todos os meios", segundo a Sana.

A visita de Velayati a Damasco segue-se à do presidente da comissão sírio-iraniana, Rustom Qassimi, durante a qual, na segunda-feira, foram assinados vários acordos económicos, e à do presidente da comissão de segurança nacional e negócios estrangeiros do parlamento iraniano, Alaeddin Borujerdi, que na quinta-feira prometeu um apoio "firme e eterno" a Damasco, segundo a Sana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório