Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Pegan', a nova dieta que une o melhor do paleo e do vegan

É a dieta do momento e reúne na mesma alimentação o que de melhor há na alimentação paleolítica e vegan.

'Pegan', a nova dieta que une o melhor do paleo e do vegan
Notícias ao Minuto

14:15 - 18/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Alimentação

Permite carne e grãos, mas evita lacticínios e glúten. Esta é a nova dieta da moda e trata-se de uma junção entre o que de melhor tem a alimentação paleolítica e a alimentação vegan.

Chama-se ‘Pegan’ e, conta o Daily Mail, tem acolhido cada vez mais adeptos em todo o mundo. Esta nova dieta começou a ser divulgada no Instagram entre utilizadores que procuravam um equilíbrio entre o paleo e o vegan, mas que consideravam ambas as dietas nutricionalmente pobres quando aplicadas em separado.

Para os nutricionistas, esta nova dieta oferece um vasto leque de proteínas, gorduras boas e grãos, deixando de parte dos alimentos que podem provocar algum tipo de intolerância e possíveis doenças, como os lacticínios, glúten e açúcar.

A dieta paleo, também conhecida como a dieta do homem das cavernas, foca-se na ingestão de alimentos o mais naturais possível, como é o caso da carne, peixe, ovos, nozes, frutas, vegetais, excluindo todos os alimentos processados. Já o estilo vegan permite grãos, frutas, legumes, frutas, nozes e sementes, mas evita qualquer produto de origem animal.

Numa dieta de apenas quatro refeições por dia, este novo estilo pode incluir ovos mexidos com vegetais ao pequeno-almoço, frango com salada de quinoa ao almoço, fruta e frutos secos para o lanche e carne com vegetais e arroz integral ao jantar, sugere a dietista Susie Burrell.

Porém, esta dieta não é, de todo, o ex-líbris da alimentação. Burrell alerta para o facto da Pegan portar alguns riscos, como é o caso da deficiência de cálcio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório