"Conto com o novo Governo britânico para defender a manutenção do Reino Unido na União Europeia", disse Tusk, num comunicado em que felicita o primeiro-ministro britânico, David Cameron, pela sua vitória nas legislativas de quinta-feira.
"Estou profundamente convencido de que não há uma vida melhor fora da UE, para nenhum país", sublinhou Tusk, salientando que "uma UE melhor é não só do interesse britânico mas de todos os Estados-membros".
O presidente do Conselho Europeu considerou ainda que o Reino Unido "tem o papel chave de assegurar que a Europa tem uma agenda sensata, mantendo a ênfase numa economia competitiva através de um Mercado Único efetivo, de regulação não intrusiva, abertura ao comércio com países terceiros e uma política externa confiante", objetivos que disse partilhar.
O Partido Conservador britânico, liderado por Cameron, conseguiu a maioria parlamentar com 327 deputados eleitos nas legislativas de quinta-feira, segundo os resultados oficiais.
David Cameron apresentou-se para ser reeleito com o compromisso de um referendo sobre a permanência do país na UE e a intenção de restringir o acesso ao país a imigrantes vindos de outros Estados-membros.