Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Conselho Europeu conta que Cameron defenda permanência na UE

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, salientou hoje, em Bruxelas, que o Reino Unido tem "um papel chave" na União Europeia (UE), adiantando contar com David Cameron para defender a permanência do país no bloco comunitário.

Conselho Europeu conta que Cameron defenda permanência na UE
Notícias ao Minuto

13:56 - 08/05/15 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Conto com o novo Governo britânico para defender a manutenção do Reino Unido na União Europeia", disse Tusk, num comunicado em que felicita o primeiro-ministro britânico, David Cameron, pela sua vitória nas legislativas de quinta-feira.

"Estou profundamente convencido de que não há uma vida melhor fora da UE, para nenhum país", sublinhou Tusk, salientando que "uma UE melhor é não só do interesse britânico mas de todos os Estados-membros".

O presidente do Conselho Europeu considerou ainda que o Reino Unido "tem o papel chave de assegurar que a Europa tem uma agenda sensata, mantendo a ênfase numa economia competitiva através de um Mercado Único efetivo, de regulação não intrusiva, abertura ao comércio com países terceiros e uma política externa confiante", objetivos que disse partilhar.

O Partido Conservador britânico, liderado por Cameron, conseguiu a maioria parlamentar com 327 deputados eleitos nas legislativas de quinta-feira, segundo os resultados oficiais.

David Cameron apresentou-se para ser reeleito com o compromisso de um referendo sobre a permanência do país na UE e a intenção de restringir o acesso ao país a imigrantes vindos de outros Estados-membros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório